5.0L V8 4x4 AT
A sua Ford F-150 está equipada com um conjunto de botões no painel que lhe permite selecionar diferentes opções de tração 4x2 ou 4x4 dependendo das condições que você irá enfrentar.
A opção 2 High, ou tração nas rodas traseiras, é recomendada para o uso em estradas pavimentadas, também ajuda na economia de combustível quando a tração 4x4 não é necessária.
A opção 4 High, ou tração nas quatro rodas, deve ser utilizada em situações off-road, estradas de terra ou pistas escorregadias, como gelo, neve ou areia firme.
A opção 4 Low, ou tração 4x4 com reduzida, é recomendada para situações em que você necessitará de força extra em velocidades reduzidas para superar subidas e descidas íngremes com pedras soltas ou em situações de areia fofa.
A opção 4 Automatic determina a condição de rodagem e define automaticamente a quantidade de força necessária nas rodas dianteiras e traseiras para maximizar a tração e controle do veículo. É ideal para o uso diário, caso você saiba que vai enfrentar alguma situação de rodagem que possa requerer o uso da tração 4x4.
Pressionando o botão central, você aciona o bloqueio do diferencial traseiro, que bloqueia os semi eixos direito e esquerdo, formando um eixo único, o que faz as rodas girarem na mesma velocidade para uso em situações off-road como lama, areia fofa, ou em terrenos com pedras soltas, oferecendo tração extra.
Você pode ligar ou desligar o bloqueio do diferencial traseiro manualmente pressionando o botão central e o mesmo será ativado dependendo da velocidade do veículo.
Quando acionado, em velocidades inferiores a 32 Km/h ele será ativado. Se a velocidade superar os 40km/h ele será automaticamente desativado e ficará em modo de espera.
Você saberá que o bloqueio do diferencial traseiro está em modo espera quando este ícone estiver na cor cinza. No momento em que a velocidade do veículo reduzir abaixo de 32 km/h, o bloqueio do diferencial será novamente ativado e a luz aparecerá na cor laranja.
Agora vamos entender um pouco sobre a seleção dos modos de condução, onde seu veículo seleciona automaticamente a melhor opção de tração, além de otimizar a direção, o controle de tração, as respostas do motor e da transmissão.
Você pode realizar a seleção dos modos de condução através do botão rotativo.
Modo Esportivo: oferece maior entrega de potência e ajuda o veículo a acelerar mais rápido.
Modo Eco: foi desenhado para otimizar a eficiência do motor, ajudando a economizar combustível
Modo Reboque: recomendado para situações em que um trailer será rebocado, melhorando o conforto para o motorista ao rebocar grandes cargas.
Modo Normal: recomendado para o uso no dia a dia e entrega uma combinação otimizada de potência, conforto e economia de combustível.
É o modo padrão sempre que você der a partida no motor da sua Ford F-150.
Assim que der a partida no motor você visualizará uma mensagem perguntando se deseja voltar ao modo de condução anterior. O mesmo de quando o motor foi desligado pela última vez. Selecione sim para confirmar ou não para permanecer no modo Normal.
Modo escorregadio: recomendado para condições com superfícies escorregadias, como estradas cobertas de água ou gelo.
Modo lama/terra: recomendado para atravessar terrenos enlameados, esburacados ou irregulares.
Modo Rock Crawl: deve ser utilizado para situações extremas de off-road e onde a picape irá escalar pedras.
A sua Ford F-150 irá selecionar automaticamente a opção de tração entre 2 High, 4 High e 4 Low, além de ativar o bloqueio de diferencial traseiro e desligar o controle de tração dependendo do modo de condução escolhido. O painel de instrumentos do lado esquerdo mostrará através de luzes, quais funções foram ativadas.
Para mais informações, consulte o manual do proprietário ou um concessionário Ford.
Nota: as imagens apresentadas neste Guia são meramente ilustrativas. Seu objetivo é auxiliar o cliente Ford a respeito do uso dos equipamentos presentes no veículo selecionado. Em caso de dúvidas, consulte a concessionária Ford de sua preferência.